História

A Associação do Hospital e Maternidade São José de Barra Bonita  nasceu da nobre iniciativa de dignos representantes de nossa comunidade irmanados pelo objetivo de proteger a maternidade e a infância de Barra Bonita. Em reunião realizada no dia 03/11/1950 às 19:00hs, na sede do antigo “Ideal Club” à Rua Campos Salles, o então Prefeito Municipal Hermínio de Lima expôs aos presentes a triste situação em que se encontravam a maternidade e a infância da cidade por falta de atendimento. Na ocasião elegeu-se a primeira Diretoria formada por senhoras e foi lavrada a ata da Assembléia Geral da Fundação da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e a Infância de Barra Bonita.

Em 27/10/1952 reuniram-se na sede provisória da Associação a Praça São José, 155 a Diretoria, médicos da cidade para opinarem sobre a construção e uma Comissão para início da construção da Maternidade.

Em 03/10/1953 os prédios destinados à Maternidade e ao Hospital Geral já em fase de cobertura.

Em 10/05/1960 o estatuto sobre sua primeira modificação e o artigo 20 passa a ter a seguinte redação: como instituição filantrópica a Associação obriga-se a manter leitos e serviços hospitalares para uso público gratuito, sem distinção de raça, cor, sexo ou religião dentro das proporções estabelecidas pela legislação e regulamentos estaduais em vigor.

Em fevereiro de 1962, teve sua inauguração oficializada.

Em 22/08/1962 é confirmada em Assembléia Geral Extraordinária o uso do nome “Hospital e Maternidade São José”, passando para a Associação de Proteção e Assistência à  Maternidade e a Infância de Barra Bonita à condição de entidade mantenedora

Em 31/08/1968 efetivada a doação dos terrenos à Associação, pelo presidente da Usina da Barra Açúcar e Álcool S/A, o Comendador Orlando Chesini Ometto, sendo única condição do doador que as áreas doadas fossem usadas apenas para a construção de obras e edifícios com finalidade filantrópica. e cuja missão é “A Associação tem por finalidade a permanente proteção e assistência à maternidade e a infância em geral, velando pela saúde, o bem estar e as necessidades da criança e da gestante sem qualquer discriminação de clientela.